Resumos aprovados
Importante: Em breve enviaremos as cartas de aceite para os e-mails cadastrados no momento da submissão do resumo, junto com o prazo para a confirmação da participação no evento.
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Alessandro de Melo e Débora Ribeiro - O Conhecimento Moderno-Ocidental à luz do pensamento decolonial Latino-americano: Aprender, desaprender e reaprendera partir dos movimentos sociais
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Aline Cristina Oliveira do Carmo (orientadora), Mariana Cordeiro de Souza, Carolina Bayma dos Santos, Mariana Franco Ruas, Ana Clara Lopes Del Giudice, João Vítor Mathias Batista - O que herdamos do colonialismo e das lutas anticoloniais no mundo?
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Angela Donini - Processos de subjetivação e ensino de filosofia: diálogos entre perspectivas descolonias e experiências vividas
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Bárbara Romeika Rodrigues Marques - Ensino de Filosofia a partir da potência literária e antropofágica brasileira
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Cleber Ribeiro de Souza e José Bernardo da Silva Junior - Decolonizando do currículo de Geografia do Pré-vestibular Comunitário da Rocinha
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Cynthia Rachel Pereira Lima – Quero me sentar com Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo – Por uma literatura de representatividade da escola à universidade
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Fabiana Melo Sousa - Devir favela: o audiovisual na produção de sentidos sobre as favelas cariocas na visão dos estudantes de ensino médio
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Fabio A G Oliveira, Waldyr Barcello, Rodrigo Frederico dos Reis Pereira - Novas epistemologias para pensar a diversidade de gênero e sexualidades: transgredindo as ausências
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Igor Santos Valvassori - Som de Valente: Bailes Negros paulistanos e Black Rio
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Juliana Trajano dos Santos - A Dança como possibilidade de decolonização em uma escola municipal de Bangu
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Katiúscia Ribeiro - Kemet, Escola E Arcádeas:a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03
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Laura Oliveira Motta - Nação e nacionalismo: Uma abordagem sobre a construção da “identidade negra” brasileira
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Luziara Miranda de Novaes, Nilza Anunciação dos Reis Moita e Paula Moita dos Reis Moita– Mulheres de Axé: relação de gênero e empoderamento no terreiro de Ubanda
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Milena Cristina Carneiro Peres, Suane Felippe Soares, Maria Clara Marques Dias - Lesbocídio - Lésbicas assassinadas no Brasil
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Monique de Carvalho Cruz e Carmen Ferreira Corato - O racismo e o conservadorismo como componentes fundamentais para o não acesso à educação e a implementação da Lei 10.639/ 03
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Rebeca Furtado de Melo (orientadora), Fernanda Rodrigues Lopes de Sant'Ana, Danyella Nathalia Cavalcanti, Alice Neves Souza Farias, Laura Aguiar Felix - Pensando juntas: reflexões sobre privilégios na busca por descolonizar nossos feminismos
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Rejane de Sousa - “Nega maluca” Rir é o melhor remédio? Para quem?
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Rhoana Mayara da Silva Nunes e Joselina Silva – Interseccionalidade entre educação, gênero, raça e nacionalidade: trajetórias educacionais de alunas africanas ingressadas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) através do programa internacional PEC-G
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Rosa Maria Noronha Dias - Meninas bonitas: um estudo sobre empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da Literatura infantil
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Tarsila de Andrade Ribeiro Lima – Eliane Potiguara e o resgate da memória ancestral em uma proposta de descolonização
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Tatiane da Conceição Carneiro, Joselina da Silva - Mulheres Negras Professoras Doutoras nas Universidades Publicas do Rio de Janeiro: Suas Lutas, Suas Conquistas
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Walter Cruz Caminha - Diáspora e nostalgia: A (não) adaptação de Kitty em No Telephone to Heaven, de Michelle Cliff
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Wudson Guilherme de Oliveira - Os Povos Bantus e a Decoloniedade: Matutando as possibilidades e conquistas a partir da implementação do Artigo 26-A da LDBEN no chão da escola
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Ygor Corrêa Leite Pena – Filosofia enquanto arte de criar com a pele - Das Pernas (esè) até a Cabeça (ori)
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